Finalidades da Internação Psiquiátrica
Entenda qual é a Finalidades da Internação Psiquiátrica e como funciona o tratamento
Quando falamos sobre clínica psiquiátrica uma série de ideias vem a mente e a maioria não são boas, mas isso é apenas pelo desconhecimento, a ideia desse texto é justamente desmistificar essas ideias e mostrar como realmente funcionam as clínicas.
Nesse texto também explicarei o que é a internação involuntária e como funciona e como é sua relação com a internação psiquiátrica.
Esse assunto precisa ser cada vez mais discutido e explorado, pois pelo debate se é possível chegar a decisões e conclusões, neste artigo venho para tirar as dúvidas mais frequentes que surgem ao se questionar sobre o tema.
Para aqueles que estão chegando aqui pela primeira vez não se preocupe, apenas se mantenha atento e vamos para o texto!
O que é internação psiquiátrica involuntária?
A internação psiquiátrica é um tipo de tratamento para indivíduos acometidos por transtornos mentais, comorbidades ou dependência química, que tem por objetivo tirar esse paciente da crise, na ocasião em que podem colocar tanto a sua vida em risco quanto a vida de outras pessoas.
O paciente é internado em um hospital psiquiátrico onde ele tem atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana, alimentação, medicação e diversas atividades, sendo acompanhado por uma equipe multiprofissional especializada em saúde mental.
A equipe de profissionais trabalha com o paciente e sua família o ajudando em sua melhora e bom desenvolvimento, para que ele possa ter uma melhor qualidade de vida e ser reinserido na sociedade.
A internação promove a conscientização e aceitação do problema, trabalhando nos sinais e sintomas para que seja possível uma ressocialização.
Internação Psiquiátrica
A Internação Psiquiátrica tem como finalidade proteger, dar suporte, cuidar, acompanhar e acolher pessoas que sofrem com algum tipo de transtorno mental ou dependência química, que estão em crise até mesmo a ponto de colocar a sua vida em risco
O recurso terapêutico visa tratar de maneira integral a manifestação intensa da doença para promover a recuperação do paciente, assim como a sua reintegração social e qualidade de vida. É um acompanhamento que vai desde o diagnóstico e gerenciamento da crise, até o pós-alta.
Aqui no Instituto Aron:
• Há humanização no tratamento, com um vínculo importante de afeto com o paciente, de forma a entender suas dores e necessidades;
• Proporcionamos momentos alegres e especiais, com atividades terapêuticas e eventos internos diferenciados, inclusive, com datas comemorativas, palestras e campanhas de conscientização;
• Nossos pacientes são vistos como hóspedes, que precisam de apoio, conforto e estrutura;
• Temos um trabalho multidisciplinar especializado e qualificado, feito com muito amor, respeito, empenho e cumplicidade;
• Há uma equipe dedicada a auxiliar não só o paciente, como também prestar todo o suporte à sua família.
Quanto tempo dura uma internação psiquiátrica?
Não existe um tempo determinado de internação, pois cada caso é uma situação diferente, sendo assim, quem determina o tempo de internação é o médico e a equipe de profissionais que auxiliam o paciente no tratamento e recuperação do paciente psiquiátrico.
Geralmente, na internação psiquiátrica se faz um diagnóstico sendo possível desta forma, fazer uma previsão de quanto tempo vai durar a recuperação do paciente.
O tempo deste tipo de tratamento depende de variados aspectos, como por exemplo fatores hereditários, e a resposta do organismo do indivíduo.
Tanto a família como também o paciente precisa saber que será o médico e o próprio indivíduo que irá definir o tempo de internação, fornecendo assim a melhor maneira de tratamento possibilitando assim um bom desenvolvimento depois da internação.
O tempo de internação pode variar de alguns dias até seis meses, dependendo assim da necessidade do paciente em questão.
Como é o tratamento em uma clínica psiquiátrica?
Uma clínica psiquiátrica deve promover um tratamento completo e especializado tanto em saúde mental, quanto dependência química, proporcionando aos pacientes recursos para uma boa recuperação por meio de tratamentos apropriados e atuais.
O tratamento é feito por meio de um diagnóstico ajustado em conformidade com o tipo de doença psiquiátrica, o nível de gravidade, e os riscos que estão envolvidos com o indivíduo.
Desta forma, é elaborado um projeto terapêutico, ou seja, um conjunto de sugestões e recomendações para o paciente, partindo do diálogo entre a equipe de profissionais, o indivíduo em tratamento e a sua família, procurando assim, oferecer os cuidados apropriados a cada paciente.
O tratamento deve ser acompanhado diariamente por uma equipe de profissionais especializados em saúde mental que possuam um trabalho multidisciplinar com o objetivo de construir uma forma de tratamento adequado para o paciente.
Equipe é composta por médico psiquiatra, médico clínico, psicólogo, enfermeiro, terapeuta ocupacional, nutricionista e educador físico.