(11) 99598-8626 | (21) 97146-6603

Saiba o que é a Demência e seus sintomas


Saiba o que é a Demência e seus sintomas

  • Normalmente, os sintomas incluem perda de memória, problemas para utilizar a linguagem e fazer as atividades, alterações de personalidade, desorientação e comportamento disruptivo ou inapropriado.

  • Os sintomas progridem de tal forma que as pessoas não podem realizar suas tarefas sozinhas, tornando-as totalmente dependentes dos outros.

  • Os médicos baseiam o diagnóstico nos sintomas e resultados de um exame físico e nos exames de estado mental.

  • Para determinar a causa são utilizados exames de sangue e por imagem.

  • O tratamento se concentra em manter a função mental o maior tempo possível e fornecer apoio conforme a pessoa decai.

A demência ocorre principalmente em pessoas com mais de 65 anos. A demência, particularmente o comportamento perturbador que muitas vezes a acompanha, é a razão para mais de 50% das internações nos asilos. No entanto, a demência é uma perturbação e não é uma parte do envelhecimento normal. Muitas pessoas com mais de 100 anos não têm demência.

A demência difere do delirium, que é caracterizado por uma incapacidade de prestar atenção, desorientação, incapacidade de pensar com clareza e flutuações do nível de alerta.

  • A demência afeta principalmente a memória e o delirium afeta principalmente a atenção.

  • A demência normalmente apresenta início gradual e não um início definitivo. O delirium inicia-se repentinamente e frequentemente apresenta um início definitivo.

Mudanças no cérebro relacionadas à idade (também chamada perda de memória associada à idade) causam alguma diminuição da memória a curto prazo e da capacidade de aprendizagem. As memórias são recuperadas mais lentamente. Essas alterações, ao contrário da demência, ocorrem normalmente conforme a idade das pessoas e não afetam as funções normais. A perda de memória nos idosos não é necessariamente um sinal de demência ou de início da doença de Alzheimer. No entanto, os sintomas mais precoces da demência são muito semelhantes.

comprometimento cognitivo leve provoca maior perda de memória do que a perda de memória associada à idade. Também pode prejudicar a capacidade de uso da linguagem, do pensamento e o uso do bom senso. No entanto, assim como a perda de memória associada à idade, não afeta a capacidade de funcionar ou fazer tarefas diárias. Até metade das pessoas com transtorno cognitivo leve desenvolve demência dentro de 3 anos.

Declínio cognitivo subjetivo refere-se a um declínio contínuo da função mental que a pessoa afetada observa, mas que não é identificada por testes padronizados para deficiência cognitiva leve. Pessoas com declínio cognitivo subjetivo apresentam desempenho normal nesses testes. No entanto, essas pessoas são mais propensas a desenvolver comprometimento cognitivo leve e demência.

demência é uma deterioração mais grave das capacidades mentais, que piora com o tempo. As pessoas com um envelhecimento normal podem perder coisas ou esquecer detalhes, mas as que sofrem de demência podem esquecer por completo alguns acontecimentos. As pessoas que têm demência têm dificuldade de fazer tarefas diárias normais como dirigir, cozinhar e lidar com as finanças.

A demência rapidamente progressiva é um grupo de demências que progridem mais rapidamente do que outras demências, normalmente em um a dois anos. O sintoma precoce mais óbvio dessas demências é a redução rápida da função mental. A memória é perdida. As pessoas têm dificuldade em usar a linguagem. Elas também têm dificuldade de planejar, resolver problemas, lidar com tarefas complexas (como gerenciar uma conta bancária) e usar o bom senso (função executiva)

Outros sintomas de demências rapidamente progressivas incluem comportamento disruptivo, alterações de personalidade, transtornos do humor, psicose, transtornos do sono e dificuldade para caminhar. Os níveis de alerta e de consciência podem ser alterados. Seus membros podem tremer e/ou sacudir involuntariamente. A causa mais comum de demência rapidamente progressiva é um distúrbio causado por príons. Outras causas comuns incluem encefalite autoimune e paraneoplásica. Às vezes, outros tipos de demência progridem mais rapidamente do que o normal. Eles incluem alguns casos de doença de Alzheimer, demência com corpos de Lewy, demência frontotemporal e demência devido a causas potencialmente reversíveis.

Depressão pode se assemelhar à demência, especialmente em pessoas mais velhas, mas muitas vezes elas podem ser distinguidas. Por exemplo, as pessoas com depressão podem comer e dormir pouco. No entanto, as pessoas com demência costumam comer e dormir normalmente até a doença estar mais avançada. As pessoas com depressão podem queixar-se amargamente sobre a sua perda de memória, mas raramente esquecem acontecimentos importantes ou assuntos pessoais. Em contraste, as pessoas com demência não têm discernimento sobre seus comprometimentos mentais e muitas vezes negam a perda de memória. Além disso, as pessoas com depressão recuperam a função mental após o tratamento da depressão. No entanto, muitas pessoas têm depressão e demência. Nesses casos, o tratamento da depressão pode melhorar a função mental, mas esta não se recupera totalmente.

Em alguns tipos de demência (como a doença de Alzheimer), o nível de acetilcolina no cérebro é baixo. A acetilcolina é um mensageiro químico (chamado de neurotransmissor) que ajuda as células nervosas a se comunicarem umas com as outras. A acetilcolina ajuda a memória, a aprendizagem, e a concentração e ajuda a controlar o funcionamento de vários órgãos. Ocorrem no cérebro outras modificações, mas ainda não é claro se isso causa ou resulta na demência.

Blog