Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG): sintomas, causas e tratamentos
O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é uma condição capaz de causar diversos danos na vida da pessoa ansiosa, mas que nem sempre é percebida com facilidade.
Todo mundo já ficou ansioso em algum momento da vida, não é mesmo?
Esse sentimento está cada vez mais presente na vida das pessoas, especialmente em certas áreas, como a vida profissional.
Assim, no mundo acelerado e competitivo de hoje, é preciso saber identificar a ansiedade e descobrir a melhor forma de responder a ela.
Só que quando se tem ansiedade generalizada, acalmar a inquietação e preocupação é um desafio maior.
Segundo psiquiatras, por se tratar de uma condição crônica, a pessoa com TAG sofre de ansiedade em diferentes graus ao longo da sua vida.
O que é Transtorno de Ansiedade Generalizada?
O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é uma condição marcada pela ansiedade e preocupação excessivas.
Todo mundo se preocupa até certo ponto com o trabalho, saúde, relacionamento, autoimagem e vida financeira. Entretanto, no caso de quem tem TAG, a pessoa possui tanta dificuldade para controlar esse sentimento que ele começa a interferir nas suas atividades diárias.
A intensidade, duração e frequência da apreensão é desproporcional à realidade, por isso, para os outros, a pessoa com TAG parece sofrer por coisas pequenas e sem importância. Assim, quem convive com a pessoa ansiosa tem dificuldade para entender como ela pensa e se comporta, o que pode gerar desentendimentos e estresse.
Crianças e adolescentes tendem a se preocupar demais com o seu desempenho escolar ou aprovação de seus colegas. Então, já na vida adulta, o leque de preocupações se abre e a pessoa com TAG pode focar em um ou mais aspectos para concentrar a sua apreensão.
Quais são os sintomas do TAG?
Além da ansiedade e preocupação excessivas, o transtorno de ansiedade generalizada apresenta os seguintes sintomas:
- Sensação de estar com os nervos à flor da pele;
- Dificuldade para ficar quieto e esperar a sua vez;
- Dificuldade de concentração;
- Sensação de “branco” ao tentar se lembrar de acontecimentos, informações, nomes de pessoa, etc;
- Tensão muscular;
- Sensação de cansaço mental e/ou físico;
- Perturbação do sono;
- Tendência ao pessimismo;
- Irritabilidade;
- Ritmo cardíaco acelerado;
- Pensamentos desconexos e acelerados;
- Interpretações equivocadas de indivíduos e situações; e
- Interromper as pessoas com frequência durante conversas.
O foco da preocupação muda conforme a situação ou subitamente. Dessa forma, a pessoa sempre tem algo preocupante em mente e sofre mesmo antes de alguma coisa acontecer.
Quais são os tratamentos para TAG?
Se você sofre com o excesso de ansiedade, procure o Instituto Aron para fazer um diagnóstico sobre o problema e entender melhor o processo de tratamento. Remédios psiquiátricos podem ajudar a minimizar a intensidade dos sintomas, enquanto a terapia é voltada para o tratamento e a redução da interferência da ansiedade nas várias esferas da vida do paciente.
Entre os benefícios da terapia para a ansiedade estão: identificação de gatilhos para a ansiedade, desenvolvimento de técnicas para reduzir a apreensão e preocupação, autoconhecimento, substituição de hábitos que intensificam a ansiedade por hábitos saudáveis, entre outros.
A pessoa com TAG também pode tratar outras questões da sua vida que sofrem prejuízo em decorrência do seu comportamento ansioso, como relacionamento amoroso, desempenho profissional ou acadêmico e/ou autoestima.
Dessa forma, ela consegue entender como a sua ansiedade interfere nessas áreas e tomar decisões proativas para melhorar a sua vivência diária.