Como deve ser o tratamento da pessoa com depressão?
Entendendo a Depressão
Buscar o tratamento adequado para pessoa com depressão é muito importante para a melhor qualidade de vida da mesma.
Isso porque, essa condição afeta a capacidade produtiva, atrapalhando a realização das tarefas no dia a dia.
Falta de energia, indisposição, perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas e tristeza profunda são alguns dos principais sintomas desse problema.
Além disso, outros indícios podem ainda relevar o diagnóstico dessa doença, como:
- Irritabilidade;
- Pessimismo;
- Desesperança;
- Problemas físicas, como falta ou aumento do apetite, ganho de peso, dentre outros.
Qual deve ser o tratamento da pessoa com depressão?
O melhor tratamento para a pessoa que sofre com depressão é elaborado de modo personalizado, levando em consideração as particularidades e necessidades do indivíduo.
Portanto, é fundamental que se tenha a consulta com o médico a fim de analisar os sintomas, indicar o melhor tratamento e fazer o acompanhamento do progresso de saúde do paciente.
Todavia, alguns tratamentos são mais recomendados, visto que apresentam eficácia comprovada.
Psicoterapia
Em casos mais leves de depressão, a psicoterapia tende a ser suficiente para controlar, bem como melhorar, os sintomas dessa doença.
Existem várias abordagens psicoterapêuticas, como:
- Terapia ocupacional;
- Terapia em grupo
- Terapia cognitivo comportamental, dentre outros.
Assim, o método escolhido pode mudar segundo os sintomas, o perfil do paciente e a confiança no especialista.
Geralmente, a psicoterapia é capaz de fazer com que o indivíduo se conheça melhor e saiba identificar seus pensamentos e emoções negativas de modo a lidar com os conflitos internos e com as suas relações.
Além disso, esse tratamento também é recomendado para os casos moderados e graves, porém ele é realizado em conjunto com a utilização de medicamentos.
Medicamentos
O tratamento da pessoa com depressão, em casos moderados e graves, tende a ser feito com uso de fármacos.
Existe uma grande variedade de medicamentos voltados para o tratamento dessa condição, que agem de formas distintas no organismo para controlar a doença.
Os antidepressivos são os mais comuns e agem diretamente no sistema nervoso, mantendo adequado os níveis de dopamina, serotonina e noradrenalina.
Em alguns casos, o tratamento da depressão também é feito com ansiolíticos – que diminuem e ansiedade – e antipsicóticos – usados em situações de perturbações psíquicas.
Com relação aos resultados, o efeito pode ser rápido ou lento, a depender do organismo do paciente. Contudo, a melhora tende a ser percebida a partir de duas semanas de tratamento.
Obviamente que todos medicamentos devem ser ingeridos sob orientação médica em razão dos possíveis efeitos colaterais e interação com outros fármacos.
No mais, o tratamento também inclui mudanças na alimentação e realização de atividades físicas regulares.
Quando procurar ajuda?
Ao identificar os sintomas da depressão é importante ir em busca de ajuda médica o quanto antes, especialmente se o quadro depressivo permanecer por longos dias, pois o diagnóstico precoce contribui para a eficácia do tratamento.
Desse modo, a partir de uma avaliação completa e detalhada, a nossa equipe de profissionais conseguirá indicar o tratamento adequado para o nível da doença, que pode ser leve, moderado ou grave.